Está tudo bem!


Vera Ione Molina

Caminho no parque em um dia ensolarado. Passo pelo Capitão América, de escudo no braço, passo triste de quem não consegue vencer todos os compromissos. A mochila nas costas, mal ajeitada, não me diz se o mundo será salvo. Duas amigas param no sinal, debatendo sobre a grave situação educacional. Como a sinaleira fica verde, perco alguma possível solução. A mulher de voz enrolada e ar desgrenhado de quem mora nas ruas, pede um favor porque, segundo ela, hoje é seu aniversário. A vizinha de 90 anos atravessa a rua deserta em um domingo pela manhã. Penso que não tenho a sua coragem de usar bolsa em uma cidade cada dia mais perigosa. Para mulheres, pessoas idosas e quem mais não se enquadre na sociedade.

Recortes de vidas. Quantos destes momentos nos marcam de formas tão intensas. Os que vemos, os que participamos. A vida também é feita desses pequenos retalhos “sobre tudo o que nos interessa, nos comove, nos impressiona, nos horroriza” como tão bem descreve Vera Ione Molina sobre o seu novo livro: Está tudo bem!

São momentos narrados com maestria de pedaços de vida aparentemente comum. Aquela que a gente não lembra de registrar, aquelas que ficam marcadas no calendário das estações como dias que passaram. Lembranças de tempos que, se não existiram exatamente como narrado, podiam ter sido assim. E já nem importa o que a memória registrou ou criou. A vida não é menos vida se dita em tons mais amenos ou mais criativos. Nossas mentes são inteligentes em mostrar que está tudo bem mesmo quando não está.

A escrita de Vera Ione Molina é limpa e poética. As palavras se encadeiam com ritmo e fazem com que a gente mergulhe em imagens de fatos que, uns são conhecidos e poderiam ter acontecido conosco. Outros causam também estranheza curiosa para saber o fim da história.

Recolhendo mosaicos do cotidiano, a autora nos oferece uma jornada que atravessa os sentidos e as profundezas do dia a dia. Como quem abraça a vastidão do mundo com olhos atentos, ela transforma impressões e sentimentos em contos/crônicas que se equilibram entre o extraordinário e o prosaico, revelando o que há de humano em cada detalhe e, nas entrelinhas, ela nos lembra da complexidade da vida e da beleza em suas imperfeições.

Ler Vera Ione Molina é sempre uma experiência de mergulhar na vida e suas emoções dos momentos tantos que compõem nossos dias. E nos alerta para que prestemos atenção de um olhar mais demorado sobre eles. E que está tudo bem!



Vera Ione Molina é formada em Letras e pós-graduada em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Atuou como professora de oficinas literárias e foi jurada em importantes prêmios de literatura no Rio Grande do Sul. Com obras em antologias e romances, publicou títulos como Notícias da guerra e o destino de Laura e O outro lado da ponte

Comentários

  1. Que resenha poética. Sempre adoro teus comentários sobre livros e quando o livro é meu, fico feliz da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu adoro ler teus livros, Vera Ione Molina! Escreva mais e mais!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

O nunca mais

Bailarina bamba