Projeto Vozes da Experiência - Ana Lúcia
Ana Lúcia - 79 anos
Quando pensas nas mudanças que viveste — perdas, doenças, aposentadoria ou outras — o que mais te transformou?
É interessante refletir sobre as mudanças na vida .
Mudança sempre me pareceu uma coisa normal, talvez pelo fato do pai ser transferido de cidades pelo trabalho, então as mudanças aconteciam.
E cada mudança trazia lições, eram novas amizades, novos vizinhos, novos professores, e a cada nova adaptação haviam naturalmente transformações. Com as mudanças aprendi a crescer e me fizeram despertar para novos momentos e situações.
Uma situação marcante na minha vida foi quando nasceu a Luciana, junto com ela houve uma grande transformação que alterou profundamente a minha vida. De repente não era só eu e os meus desejos que importavam, eu me descobri por inteiro, fiquei mais sensível, aprendi uma maneira nova de amar, e a cada menina que chegava mais intensamente crescia minhas emoções.
Quando chegaram as netas foram mais experiência vivenciadas e mais alterações internas.
De uma maneira geral lido muito bem com as mudanças, uma característica minha é a adaptação, que considero uma virtude.
Hoje estou vivenciando um momento bastante diverso dos outros, as filhas têm suas vidas, e me aposentei e foi de um momento para o outro. Mas como sou adaptável, percebi que era o meu momento, mais tempo para conviver comigo, fazer coisas que eu gosto, como ler um bom livro sem pressa, fazer uma sobremesa gostosa, ir na confeitaria no meio da tarde, ficar com os gatinhos no colo. Está sendo uma redescoberta da minha essência e estou adorando vivência-la.
Como é o teu dia a dia hoje? Que pequenas rotinas te fazem bem?
Meu dia é bastante variável, porque em alguns dias faço Pilates, em outros vou ao salão me enfeitar, também aproveito para me encontrar com as amigas para dar boas risadas e como adoro ler ,alguns minutos do dia aproveito para aprender um pouco mais. Se houver algum evento cultural, lá estou, sem faltar aos dias que dedico ao meu crescimento espiritual. Mas um bom filme na TV também faz a minha alegria. Esqueci que dedico alguns momentos para as minhas amadas flores que me retribuem com sua beleza.
Teve algum momento ou pessoa que marcou tua trajetória e te fez olhar a vida de outro jeito?
Minha vida foi marcada por momentos e pessoas extraordinárias, tenho a felicidade de vivenciar nesta existência de uma família maravilhosa que me proporcionou a base moral e a sabedoria de ir em busca de novos projetos e sonhos e assim sempre aproveitei cada oportunidade que me foi oferecida da melhor forma possível.
Que conselho tu darias para alguém mais jovem, que ainda não passou por tantas mudanças?
A vida é uma grande escola.
Rir, aprender, servir e amar serve para qualquer momento ou situação.
Tudo tem sua hora, aproveita cada mudança, pois vai facilitar o amadurecimento e novas experiências enriquecem a vida.
E não tenha pressa, tudo tem seu tempo, aproveitar cada dia, cada vivência só traz benefícios a sua vida.
E para quem está envelhecendo agora, o que tu dirias sobre continuar encontrando propósito e alegria?
Manter-se jovial apesar da passagem do tempo é uma sabedoria a ser trabalhada com carinho.
Manter o entusiasmo pelas coisas, procurar aprender algo novo é renovar a mente.
Agradecer diariamente pelas oportunidades que a vida nos oferece, desde o alimento saudável, o aconchego de um lar ,uma família linda, amizades sinceras e tantas coisas maravilhosas que nos cercam.
Aceitar as mudanças com tranquilidade, o corpo muda, as limitações acontecem, mas o aprendizado aumenta e a oportunidade de conexão com o próximo eleva o nosso prazer interior.
Falando em prazer ,dançar, dançar muito, ouvir músicas gostosas e deixar seu corpo se movimentar ao som dos acordes sonoros. Dançar pela vida, rejuvenesce o espírito e o corpo.
E rir, rir muito, rir de tudo e para todos. O cérebro recebe a energia do riso e envia vibrações de harmonia e paz e mantém a alma leve e o semblante alegre..
Léon Denis ,diz:
"O homem é jovem enquanto é capaz de amar e sonhar"
E eu acrescento "Rir"
Quem sabe rir mesmo das coisas pequenas descobre o Segredo da Juventude Eterna.
Comentários
Postar um comentário