Basta ter ideias

Frase de Neruda - escrever é fácil
Escrever é fácil, já dizia alguém que dominava a arte, um tal de Pablo Neruda.

Basta ter ideias para colocar entre a maiúscula inicial e o ponto final. 

Já para a Clarice Lispector não havia necessidade nem da maiúscula inicial. Bastavam as ideias que podiam começar com uma virgula e terminar com dois pontos e deixar que o leitor divagasse.

De repente me veio a ideia maluca que isso podia ser um contraponto de visões masculina e feminina. Ainda não suficientemente elaborada para que discorra sobre ela. Enfim, não importa como comece nem como termine. O que realmente importa são as ideias. 

Assim como na vida. Com a diferença que a vida é mais surreal e mais surpreendente que a literatura.

Pensem bem, se não fossem as ideias de cada um, todos os livros, enredos e vidas seriam iguais. Um começo e um fim. Pronto. Sem mágoas, sem depressões, sem paixões, sem revoluções. Apenas começo e fim. 

E bem sem graça também. Imaginem que nem haveria espaço para bibliotecas. Quem haveria de querer guardar uma sucessão de começos e fins? Talvez algum burocrata que viesse a fazer tratados de como começar e de como terminar. É, acho que ainda nos restaria alguma esperança de que esses tratados virassem ideias e recheassem os começos e fins.

O que me leva também a ter algumas ideias. Começar e terminar são processos relativamente simples. Ter ideias e fazer delas algo realmente interessante, nem que seja para nós, é outra história. Exige mais conteúdo, exige mais reflexão. Exige um posicionamento que faça de nossas ideias algo que mereça ser preservado.

Muito bonito para a história pessoal de cada um. Nossa vida e memória a preservam. Com sorte, algo que pensamos e fizemos fica também na vida e memória de alguém que a reconta. 

Para a literatura, para a História é um pouco diferente. As ideias tem que impactar mais pessoas. E além desse impacto, elas tem que ter cadência, tem que ter ritmo, tem que envolver e fazer com que sejam lidas. Se forem devoradas tanto melhor. Se forem recontadas, criticadas, faladas e propagandeadas se atingiu o sucesso.

Ideias. O mundo é feito delas. Impossível viver sem. Nem que seja para escrever um blog sem pretensão. Que dirá para viver.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo sem ponteiros

Está tudo bem!

obra inacabada