Basta ter ideias

Frase de Neruda - escrever é fácil
Escrever é fácil, já dizia alguém que dominava a arte, um tal de Pablo Neruda.

Basta ter ideias para colocar entre a maiúscula inicial e o ponto final. 

Já para a Clarice Lispector não havia necessidade nem da maiúscula inicial. Bastavam as ideias que podiam começar com uma virgula e terminar com dois pontos e deixar que o leitor divagasse.

De repente me veio a ideia maluca que isso podia ser um contraponto de visões masculina e feminina. Ainda não suficientemente elaborada para que discorra sobre ela. Enfim, não importa como comece nem como termine. O que realmente importa são as ideias. 

Assim como na vida. Com a diferença que a vida é mais surreal e mais surpreendente que a literatura.

Pensem bem, se não fossem as ideias de cada um, todos os livros, enredos e vidas seriam iguais. Um começo e um fim. Pronto. Sem mágoas, sem depressões, sem paixões, sem revoluções. Apenas começo e fim. 

E bem sem graça também. Imaginem que nem haveria espaço para bibliotecas. Quem haveria de querer guardar uma sucessão de começos e fins? Talvez algum burocrata que viesse a fazer tratados de como começar e de como terminar. É, acho que ainda nos restaria alguma esperança de que esses tratados virassem ideias e recheassem os começos e fins.

O que me leva também a ter algumas ideias. Começar e terminar são processos relativamente simples. Ter ideias e fazer delas algo realmente interessante, nem que seja para nós, é outra história. Exige mais conteúdo, exige mais reflexão. Exige um posicionamento que faça de nossas ideias algo que mereça ser preservado.

Muito bonito para a história pessoal de cada um. Nossa vida e memória a preservam. Com sorte, algo que pensamos e fizemos fica também na vida e memória de alguém que a reconta. 

Para a literatura, para a História é um pouco diferente. As ideias tem que impactar mais pessoas. E além desse impacto, elas tem que ter cadência, tem que ter ritmo, tem que envolver e fazer com que sejam lidas. Se forem devoradas tanto melhor. Se forem recontadas, criticadas, faladas e propagandeadas se atingiu o sucesso.

Ideias. O mundo é feito delas. Impossível viver sem. Nem que seja para escrever um blog sem pretensão. Que dirá para viver.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Das podas necessárias

Dos meus pertences