Carta entre tempos


Dall-E pic generate


carta de uma velha senhora para a criança que um dia foi
"Minha criança, minha última palavra
Antes do mergulho no escuro
Quero te dizer o que sei da vida
O que vi, senti, pensei, sonhei"
Peguei a caneta, me armei de inspiração, me olhei no espelho mal reconhecendo entre as rugas do meu rosto, a imagem daquela menina cheia de ideais que um dia fui. Talvez já não me reste muito tempo de vida, talvez nunca leias ou tenhas pressentido que um dia eu quisesse te responder. Sim, porque tu me indagavas. Desde pequena foste curiosa e continuaste sendo pela vida. Sinto em mim a necessidade de dizer a ti o que aprendi na minha caminhada.
A vida é um mistério sem solução
Um rio que corre sem parar
Não há uma verdade, há muitas visões
Não há um destino, há muitas opções
Dentre as coisas que aprendi, a de que a vida é um mistério talvez seja a mais importante. A vida é movimento intenso. É ciclo de sensações, vontades, lutas entre o quero e o devo, é momentos de corrida. E muitos de descanso. 
Aprendi que não há uma verdade absoluta. Existem várias maneiras de ver que muitas vezes se entrelaçam. E algumas outras se contradizem. Aprendi que não há um destino pré-determinado. Escolhemos nossas rotas por mais que levem por caminhos imprevisíveis.

O amor é a força que move o mundo
Mas também o que o faz tremer
O amor é o que nos eleva e nos afunda
O que nos une e nos faz sofrer
Aprendi que a força mais poderosa do universo é o amor, embora também seja a mais frágil. Aprendi que o amor pode nos elevar às alturas, mas também nos fazer cair no abismo. Aprendi que o amor pode nos unir, mas também nos separar. Aprendi que o amor pode nos curar, mas também nos ferir. Vários clichês são ditos e reditos sobre o amor, mas só sabe dele quem o sente. Amor não é posse e só sabe amar de verdade quem antes aprende a se amar de fato. Nunca deixe de adubar seu amor próprio, minha pequena. Você sempre contará com uma única pessoa: Você. Por mais que o mundo te magoe, você ainda restará. Se adube muito.  

A felicidade é um estado de alma
Não depende do que está fora
A felicidade é um caminho, não uma meta
Uma possibilidade, não uma certeza

Aprendi que a felicidade é um estado de espírito, não uma condição externa. Aprendi que a felicidade não depende do que temos, mas do que somos. Aprendi que a felicidade não é uma meta, mas um caminho. Aprendi que a felicidade não é uma certeza, mas uma possibilidade. Tantas definições para uma palavra poderosa. Felicidade é feita de momentos. Saber vive-los no aqui e agora é das atitudes mais sábias da vida. Não guarde teus momentos como uma poupança para ser desfrutada algures. Viva com intensidade e acumule estes momentos incríveis dentro de ti para eles te abasteçam quando a vida não estiver tão ensolarada. 

A beleza está nos olhos de quem ama
Não nos objetos que se olham
A beleza é uma essência, não uma forma
Uma relação, não uma qualidade
Aprendi que a beleza está nos olhos de quem vê, não nos objetos vistos. Aprendi que a beleza não é uma forma, mas uma essência. Aprendi que a beleza não é uma qualidade, mas uma relação. Aprendi que a beleza não é uma ilusão, mas uma revelação. A beleza, minha menina, é vista com olhos do sentir. Mesmo agora, quando meu corpo já não tem a firmeza da juventude, eu o sinto belo porque ele me carregou e me carrega pela vida. Saiba ir além das aparências. 

A morte é uma parte da vida, não seu fim
Uma libertação, não um castigo
A morte é um até logo, não um adeus
Uma música, não um silêncio

Aprendi que a morte é uma parte da vida, não o seu fim.  Aprendi que a morte não é um adeus, mas um até logo. As separações fazem parte inexorável da vida. Um dia estamos. No outro não mais. Um dia somos acompanhadas de pais, irmãos, amigos e amantes. Noutros choramos a sua ausência. Até que compreendemos que, como numa sinfonia, as notas se alternam em sintonia, para que no final a plateia aplauda enquanto os músicos se retiram. Mas a lembrança fica. E a beleza da arte que construímos também.   

Minha criança, espero que aprendas tudo isso
E muito mais na tua jornada
Espero que sejas feliz, amada e bela
Espero que enfrentes a morte com fé e graça

Minha querida criança, espero que tu também aprendas estas coisas e muitas outras na tua vida. Espero que tu sejas feliz, amada e bela. Espero que me lembres com amor e saudade. Somos uma só, em diferentes tempos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Das podas necessárias

Dos meus pertences