Por obséquio, seja elegante no dia a dia


Uma das coisas que mais me chamam a atenção no comportamento de uma pessoa é como ela trata todas as pessoas. Cotidianamente. Não apenas o chefe ou o cliente importante. Não o recém encanto  ou alguém que se quer conquistar. Quando falo de todos, estou falando do porteiro, do motorista, da recepcionista, do garçom. Do vizinho de porta e do tio ou tia mais velhos.

Você pode estar vestido de grifes da cabeça aos pés, ter feito cursos de etiqueta ou se sentir o último ícone do estilo. Se isso não se refletir no seu comportamento com as pessoas, sinto lhe informar, mas você é extremamente deselegante.

Admiro profundamente quem inicia um pedido com um por favor ou por obséquio. E não importa que se peça um favor realmente, ou se esteja dando uma ordem. O por favor abre portas, revela o quanto você valoriza a pessoa na sua frente. Um muito obrigado/a no final faz uma dupla fascinante.

Isso que estou dizendo é meio óbvio. Nem deveria fazer parte de uma postagem. Sorrir e dizer bom dia a quem passa por nós. Levantar e oferecer o lugar para pessoas mais velhas e/ou com problemas de locomoção. Argradecer um carinho, uma boa vontade alheia. Isso se chama educação. E por mais que tenham lhe dito algo em contrário, isso não saiu da moda não. Ao contrário, se você precisa passar por cima disso para se impor, coitado. Você, além de não ter confiança no seu taco, não aprendeu nada na vida. 

Assim, por obséquio, seja mais elegante daqui em diante. Sorria para o mundo e agradeça. No fundo, no fundo, quem vai ganhar é você mesmo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Das podas necessárias

Dos meus pertences