Bom dia, Tristeza



Bom dia, tristeza
Que tarde, tristeza
Você veio hoje me ver
Já estava ficando até meio triste
De estar tanto tempo longe de você

A canção de Adoniran Barbosa se mescla ao filme de dirigido por Otto Preminger. Os dois antigos. Do fim da década de 50. Eu também. A música tem versos de Vinicius de Moraes, o poetinha.

Bom dia, Tristeza, digo eu. Sem melancolia porque a tristeza que me invade é daquelas de vida. Uma não alegria de ser. Nem sempre se consegue ser esfuziante. Há espaço na alma da gente para sentimentos de perdição, mesmo quando tudo está aparentemente bem. E talvez até por isso.

Bom dia, tristeza. Venha devagar, mas não se adone de mim que minha casa não te pertence. Sinta-se visita. Daquelas que vem de tempos em tempos e nos lembram outros momentos e dá saudade. Saudade traz melancolia. Ás vezes uma melancolia bonita, tipo fado.

Bom dia, Tristeza. Hoje nem sei o que dizer direito. Há um buraco no peito. Uma desvontade de sorrir e criar. Minha mente parece um novelo emaranhado que fica parado no canto até ter paciência de desenovelar. Eu tenho paciência para isso. Mas hoje não.

Li que essas inteligências artificiais podem substituir terapeutas. Fui lá, abrir a página do IA que tudo responde. Mas nem tudo. Mas confesso que gostei das respostas.


Sinto muito que você esteja triste. A tristeza é uma emoção normal e faz parte da vida, mas existem algumas coisas que você pode fazer para se animar. Aqui estão algumas sugestões baseadas nos resultados da pesquisa:

- Escreva o que você está sentindo em um diário ou papel. Isso pode ajudar a organizar seus pensamentos e entender a origem da sua tristeza.

- Sorria e ria. Mesmo que pareça forçado, sorrir e rir pode melhorar o seu humor e liberar endorfina, uma substância que traz bem-estar.

- Chore se sentir vontade. Chorar pode aliviar a tensão e liberar os hormônios do estresse. A maioria das pessoas se sente melhor depois de chorar.

- Faça algo divertido ou criativo. Você pode assistir a um filme engraçado, ler um livro de comédia, dançar, cantar, desenhar, pintar ou fazer qualquer outra atividade que te dê prazer e distraia sua mente.

- Coma algo que te faça bem. Pode ser chocolate, banana ou outra comida que você goste. Esses alimentos podem aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor.

- Pratique exercícios físicos. Andar de bicicleta, patins, correr ou fazer qualquer outro exercício que você goste pode liberar endorfina e melhorar sua saúde física e mental.

- Socialize-se com pessoas positivas. Converse com um amigo, familiar ou alguém que possa te ouvir e apoiar. Você também pode visitar alguém doente ou necessitado e oferecer ajuda. Isso pode te fazer sentir mais útil e grato pela sua vida.

- Vista-se com cores alegres. As cores podem influenciar o seu estado de espírito e transmitir energia positiva. Evite roupas escuras ou sem graça e opte por cores vivas e vibrantes.

- Perdoe-se e perdoe os outros. Guardar mágoas ou culpas só vai te deixar mais triste e amargurado. Tente liberar o perdão para si mesmo e para quem te magoou. Isso vai te trazer paz e alívio.

Espero que essas dicas possam te ajudar a se sentir melhor. Lembre-se que você não está sozinho e que há sempre uma luz no fim do túnel. Você é uma pessoa especial e merece ser feliz! 😊


Origem: conversa com o Bing, 18/04/2023


Eu poderia ter escrito isso. São conselhos sensatos. Vou segui-los.

Talvez eu até encontre um arco-iris perdido por aí....



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Das podas necessárias

Dos meus pertences