Como reabastecer a alma com boas energias

Se tem uma coisa boa na vida é a gente se cercar de pessoas positivas.

E pessoas positivas não são aquelas que veem tudo cor de rosa sempre. Absolutamente. Elas se permitem viver e com isso ficam sujeitas às mesmas dores de todo mundo. 

Mas elas em geral não ficam adubando suas dores para que permaneçam em um jardim de lamentações. Elas choram, se desesperam, mas acham uma saída.


Tenho a sorte de conhecer algumas dessas pessoas. E tê-las comigo. Por isso o que vou dizer é apenas fruto de uma observação pessoal, sem nenhuma base científica que não seja a minha sensibilidade.

Algumas características dessas pessoas: 

Ação: Essas pessoas não esperam os acontecimentos. Mesmo quando são abalroadas pela vida, elas tomam atitudes para que a vida continue. Seja enfrentando situações, seja procurando ajuda. 

Generosidade: Pessoas positivas são firmes, mas possuem uma generosidade imensa. Estão na linha de frente para aquelas atitudes que a maioria das pessoas foge. São solidários com os que sofrem, escutam suas mazelas, tentam ajudar de maneira concreta.

Vontade de viver: São pessoas que por mais que a vida lhes coloque obstáculos, não deixam de ter um brilho no olhar e uma esperança no futuro. Se perdem um ser amado, choram mas não morrem com ele. Se perdem um emprego ou bens materiais, sentem o golpe, mas procuram começar de alguma maneira e partem em busca de.

Bom humor: Procuram ver a vida com uma ótica positiva e fazer dos limões, limonadas, caipirinhas, tortas de limão e tudo o mais que a sua criatividade permitir. E tudo sempre com um sorriso porque a vida é luta renhida sim, mas não dá para perder a piada. E nem o olhar de criança. 

Iluminantes: Trazem um sol interno dentro de si que consegue iluminar outras pessoas que assim o permitem. Sabem aquela amiga que elogia de verdade, que consegue ver teu lado melhor e foca nele? Aquele amor que te impulsiona para frente? Pois é.

Indagadores: São em geral pessoas curiosas porque querem aprender. E não tem vergonha de perguntar. E se interessam genuinamente pelas pessoas e suas respostas.

Magnetismo: Alguns chamam de charme. Outros de encanto. Mas em geral pessoas positivas são dotadas de uma aura de luz que as torna chamariz. É como se puxassem outras pessoas para sua volta.

Amor próprio: Essas pessoas se amam. Se bastam a si mesmas emocionalmente e por isso mesmo não tem medo da troca. Não precisam de muletas para alcançar a felicidade e por isso podem amar. Amar no sentido de doação e troca.


Lógico que isso não é receita de bolo e nem todos conseguem reunir todas essas características. Tem momentos em que mesmo a pessoa mais positiva do mundo cai em uma tristeza ou desesperança. Não estamos falando de super heróis e sim de pessoas humanas. 

Nesses momentos já notei que essas pessoas, cada uma delas, tem seus escapes que as reabastecem. Ela se conhecem e sabem como se recompor. Seja procurando ajuda, seja se isolando em meditação, seja extravasando em um esporte ou dança. Ou amando. Ou escrevendo.

O que elas nunca fazem é se deixar levar pela melancolia. Há uma "saí que este corpo e esta mente não te pertence" em cada uma delas. 

Uma das sabedorias que aprendi na vida é reconhecer e me cercar dessas pessoas. Trazê-las para minha vida. Cultivar a sua amizade. Aprender com as suas experiências e com as suas ações diárias. É uma das maneiras como reabasteço minha alma com boas energias.

E vocês? Como fazem?

Comentários

  1. Mergulhei nesse universo. Saindo da matrix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, lutando para sair também, as energias tem sido muito intensas e tem me abatido. E não são as de fora...mas essa postagem não me veio por acaso, tenho que reler e reler minhas próprias palavras! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Dos meus pertences

Das podas necessárias