Conheça seus pontos fortes




Estava lendo um artigo com 8 passos para ficar rica - título prá lá de sugestivo - e, entre eles, esse passo me chamou a atenção:

Conheça seus pontos fortes: descubra aquilo que você faz melhor do que ninguém.

Conhecer nossos pontos fortes é decisivo para qualquer arrancada na vida. Quando eu fiz o mestrado na Engenharia de Produção, estudei alguns tópicos de administração, entre eles as maneiras de competir. Uma delas era a competição por diferenciação, o que tenho e faço melhor que os meus competidores? E na vida, não sei se já te falaram, mas tudo é uma enorme competição. Seja na vida pessoal ou profissional. Quer um exemplo banal? Me lembro de uma leitura da vida de pós adolescente e entrante da idade adulta feminina. Isso se deu por volta dos 20 anos. No meu caso. Li uma frase que me marcou muito a respeito das competições femininas: 

"Se você é castanha, e o seu interesse romântico adora loiras, não pinte o cabelo. Se transforme na castanha mais estonteante que ele jamais conheceu".

Conselho machista? Rale-se. Me serviu para muitas situações de vida, não apenas as românticas. Tudo bem que nem sempre consegui seguir a risca esse conselho. O que significa que nem sempre eu me lembrei de conhecer e realçar os meus pontos fortes. E são eles que carregam nosso diferencial.

Esse blog surgiu de um diferencial. Se sou elegante ou não, se é piada ou galhofa das amigas, nem importa. Na verdade ouvi isso muitas vezes na minha vida, o que significa que sim, devo passar uma imagem de elegância que deve ser diferente e marque a minha pessoa. 

Na minha profissão de arquiteta também tenho meus diferenciais. O enfoque humano e descomplicado é um deles.

Assim, se fizer uma lista básica dos meus pontos fortes, priorizar os que possam significar um potencial diferencial competitivo posso me aproximar daquilo que sim, faço melhor que muitos.

Gol! O resto é suor, muito suor. Muita paciência e trabalho bem planejado. Boa meta para todos os dias do ano.

Então, embora ser a castanha mais espetacular do mundo! Ou arquiteta. Ou blogueira. Ou o que for de minha escolha após esse estudo de mim mesma.

E você? Qual os seus pontos fortes que estão adormecidos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Dos meus pertences

Das podas necessárias