Focar - necessidade urgente

FOCO!!!!

Socorro, ando precisando de uma lente dessas que foque em um objetivo e me limite as possibilidades. Pessoa curiosa e muito pesquisadora enlouquece com uma biblioteca ficando sem saber qual livro escolher e já pegando meia dúzia para a mesa de cabeceira, namorando a ideia de ler e reler todos.  Nunca consegui fazer uma coisa por vez. Estudava vendo TV. Via TV jogando. Trabalha ouvindo música e navegando.

Navegar. Daquela simples expressão que significava pegar um barco para a atual, passei ainda naquela de voar nas possibilidades: a tal navegar na maionese. Tudo bem que muita gente usa para se referir a pensar coisas que não vão acontecer de tão fantasiosas. Mas eu me apropriei no sentido de dispersão. 

Dispersiva. Presente.

Paro tudo e vou em busca do que me dá mais prazer no momento. E sou compulsiva muitas vezes. É ótimo para a mente e péssimo para o bolso.

Há que haver um equilíbrio entre motivação e foco. E fazer dos objetivos um hábito que se perpetue. Tipo beber água. Eu não bebia H2O. A água, não o refrigerante. Aliás eu SÓ tomava refris. tinha sede? Lá vinha copão, cheio de gelo e refri. Para mudar esse hábito e trocar por outro, não bastou só a força de vontade. Foi um longo processo entre a decisão que foi bem pensada e embasada (nada! Foi de supetão) e a troca por bebida gasosa, por chimarrão e enfim pela água. Uma boa troca.    


Mas...e sempre tem um na vida da gente, o que tem me perturbado é a minha compulsão por abundância de informações. Tanta que resulta que não foco e me perco exatamente por querer abarcar e saber tudo. Resultado: estou sabendo cada vez menos.

Hora de parar.

Repensar.

Respirar.

Respirar de novo. Profundamente.

FOCAR!!!

E voltem à figura lá de cima. Vejam que focar não exclui o resto do panorama. Apenas ressalta um detalhe por vez. 

Talvez isso me ajude a ver com mais clareza o panorama geral em que estamos vivendo/sobrevivendo/tentando. Talvez não e apenas me dê mais fôlego de ir em frente. De qualquer maneira a mudança do mundo começa por nós. É dentro de cada um que a vida se faz.  
   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Dos meus pertences

Das podas necessárias