Ser um hóspede elegante - 10 pequenas regrinhas

Receber com elegância é uma arte de generosidade. Mas e como é ser um hóspede elegante? Ser convidado e aceitar partilhar da intimidade de outra ou outras pessoas? Sim, existem algumas regras sobre as quais falarei abaixo...

Regra 1 - espere convite. Não é porque você tem muita intimidade que pode chegar na casa de alguém com malas e bagagens e se aboletar.

Regra 2 - recebendo o convite, respeite o limite de tempo previsto. Se o anfitrião fixar um tempo, não ultrapasse. Se não fixar, procure sondar, mas não ultrapasse um tempo razoável. Uma semana seria um parâmetro de tempo máximo, mesmo se for em uma casa com Muita intimidade. Se precisar realmente ficar mais tempo no local, pense seriamente em reservar um hotel.

Regra 3 - Respeite os costumes da casa. Se as pessoas tem um rotina demarcada e horários definidos, ajuste-se à eles. Se forem mais soltos e você não, ajuste-se também. Lembre-se sempre que a casa é deles, portanto as regras idem.

Regra 4 - Seja gentil. Leve um presente, pequeno que seja, para agradar as pessoas. Se seu orçamento estiver apertado, faça um cartão, pegue uma flor na rua. Presenteie as pessoas com seu sorriso mais bonito e seu elogio mais sincero.

Regra 5 - Ajude no que for possível. Leve seus pratos para a cozinha, se ofereça para lavar uma louça. Se for do agrado das pessoas, cozinhe algo (desde que vocês saiba, obvio). Na melhor das hipóteses, não atrapalhe.

Regra 6 - Lembre-se que não está em um hotel, portanto não reclame com os funcionários da casa. Seja gentil e educado.

Regra 7 - Se for possível, leve seu material de higiene pessoal. Conforme a disponibilidade de espaço na bagagem, leve seus lençóis e toalha (tudo bem, este item é mais complicado em viagens mais longas).

Regra 8 - Pergunte se as pessoas concordam em expor a sua intimidade, endereço ou referências em redes sociais. Muitos não gostam. Se for o caso, respeite e não poste.

Regra 9 - Ajude nas despesas se for possível. Pelo menos compre as suas necessidades especiais de alimentação e de lazer. E reparta com as pessoas que o hospedam.

Regra 10 - Vista-se de bom humor e agradeça sempre.

Lembre-se que ser recebido por alguém em sua casa é sempre uma deferência, seja para um almoço, seja para uma estadia mais longa. Corresponda à isso.

Nem sempre eu consigo ser tão elegante assim. Mas espero me aprimorar cada vez mais e ser cada vez mais bem recebida por todos.

Comentários

  1. Ótimo, muito apropriado, hospitalidade é tudo mas o hóspede também pode ajudar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

amantes eternos (divagações com a IA)

Das podas necessárias

Escolhas